Sever do Vouga prepara-se para dois eventos em paralelo. A Rota da Lampreia e da Vitela e o Festival das Camélias.
A XXII edição da Rota da Lampreia e da Vitela decorre de 01 a 09 de março, dando destaque à cozinha tradicional severense. Conta com a adesão de vários restaurantes locais onde se pode saborear o arroz de lampreia, lampreia à bordalesa ou a famosa vitela assada no forno à moda de Sever do Vouga.
O município de Sever do Vouga é amplamente reconhecido como destino turístico gastronómico, sendo, deste modo um estímulo à economia local.
Integram a Rota, este ano, os restaurantes, Adega dos Amigos, Casa Vitorino, O Cortiço, Casa da Ponte, Quinta Nova, Quinta do Barco, Santiago, Café Marques.
Nos dias 01 e 02 de março, o Município de Sever do Vouga promove a 4ª edição do Festival das Camélias, destacando esta flor como ícone natural, cultural e patrimonial da região.
O Festival das Camélias visa celebrar e evidenciar esta flor de inverno que embeleza todo o território, havendo algumas espécies centenárias.
Neste contexto, os produtores locais são chamados a participar na exposição anual de camélias e as pastelarias locais confecionam doçaria variada tendo como principal ingrediente as essências da flor. O desafio estende-se, igualmente, às floristas, ao comércio local, com a decoração das montras e à população em geral.
Durante estes dois dias, serão desenvolvidas algumas atividades tais como: Workshop de Plantio de Camélias no Parque Urbano, Workshop de Pintura – “A Camélia através da Arte” e um momento musical com Fado.
O evento terá lugar no Parque Urbano de Sever do Vouga, na Tenda Cristal e será de participação livre.
Foto: DR