Águeda, Aveiro, 26 de Junho de 2022

Sobe para 317 o número de casos de Monkeypox em Portugal

22 de Junho 2022

A Direção Geral da Saúde registou, esta quarta-feira, mais 13 casos de Monkeypox. No total, já foram registados 317 casos de infeção humana pelo vírus em Portugal.

Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e, segundo a informação disponibilizada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), os 317 casos foram registados em homens, que terão idades compreendidas entre os 19 e os 61 anos – a maioria tem, no entanto, “menos de 40 anos”.

De acordo com a nota da DGS, “os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis.”

O Monkeypox, da família do vírus que causa a varíola, é transmitido de pessoa para pessoa por contacto próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

O tempo de incubação é geralmente de sete a 14 dias, e a doença, popularmente conhecida por varíola dos macacos, dura, em média, duas a quatro semanas. A doença é endémica na África Ocidental e Central e menos perigosa que a varíola.

A Direção-Geral da Saúde recomenda às pessoas que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, que procurem aconselhamento médico.

Notícias ao Minuto


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM