A Secção Regional Centro da Ordem dos Enfermeiros realiza, dia 27, das 21h às 23h, um webinar sobre Sistemas de Informação em Enfermagem.
As sessões LadoaLado.Com regressam este ano com este evento que aborda o papel dos Sistemas de Informação em Enfermagem nos contextos de prestação de cuidados.
O papel dos Sistemas de Informação em Enfermagem revela-se essencial nos contextos de prestação de cuidados. A documentação da prática profissional apresenta-se como um aspecto inerente à Enfermagem. Com o desenvolvimento tecnológico, nas últimas décadas é possível observar uma alteração significativa no modo como esta documentação é realizada. Deste modo, não é surpreendente que os Sistemas de Informação em Enfermagem (SIE) tenham ocupado um lugar de destaque no dia-a-dia dos enfermeiros, com 90,2% dos enfermeiros a terem contacto com estes, segundo o inquérito sobre SIE realizado pela Ordem dos Enfermeiros (OE). Contudo, e segundo este mesmo inquérito, 72,6% refere uma influência negativa destes SIE na prática de cuidar, com implicações no tempo de contacto com a pessoa/família a cuidar e na própria satisfação dos enfermeiros.
Sendo indiscutível a importância destes sistemas, torna-se pertinente a reflexão entre pares sobre como estes SIE podem contribuir positivamente para a prática de cuidados, nomeadamente o seu papel numa prestação de cuidados de maior qualidade, e os requisitos associados aos contextos.
Reflectir sobre o papel dos SIE na prestação de cuidados e prática profissional e sobre os requisitos de um SIE, segundo o contexto de actuação são os objectivos desta sessão online.
João Gomes, enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica no Hospital Braga, pós-graduado em Sistemas Informação Enfermagem e doutorando Ciências Enfermagem; Luís Rodrigues, enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação na UCC Coimbra Saúde e elemento do Grupo Normalização Registos Enfermagem da ARS Centro; Bruno Coelho, enfermeiro especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica na ULS-Guarda, formador de SIE na mesma instituição, e Vogal do Conselho de Enfermagem Regional da SRCentro; Elisa Melo, enfermeira coordenadora do Grupo de Assessoria em Sistemas Informação e Documentação em Enfermagem (GASIDE) do CHUC; e Nuno Pereira, enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica no CHUCB e secretário da Mesa Assembleia Regional da SRCentro, irão prestar o seu testemunho no âmbito da temática.
Joana Sousa, enfermeira especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica no CHUC; professora adjunta convidada na Escola Superior Saúde – IPLeiria, pós-graduada em SIE e doutorada em Enfermagem, será a moderadora deste painel.
O webinar é aberto a todos os enfermeiros, sendo acreditado com 0,35 Créditos de Desenvolvimento Profissional. A inscrição é gratuita, mas obrigatória no Balcão Único.
Campeão das Províncias