Águeda, Aveiro, 25 de Junho de 2024

Terminou edição online da Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro

13 de Maio 2020

Milhares de pessoas assistiram à primeira edição online do MOB – Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro, com os espetáculos a serem transmitidos na página de facebook do Quartel das Artes, onde foram gravados.

Numa altura em que os concertos ao vivo são ainda uma memória do passado, os músicos e os técnicos ligados ao espetáculo têm passado por grandes dificuldades, impedidos de fazer o seu trabalho e de receber a natural recompensa financeira.

O apoio a estes profissionais foi uma das mais importantes razões que levaram o Município de Oliveira do Bairro a não desistir da 7.ª edição do MOB – Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro, encontrando uma forma de o realizar, em modo online e a “solo”.

Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura, explicou o modelo inédito com a “vontade de encontrar uma solução que permitisse realizar o MOB, oferecendo cultura às pessoas, neste caso música, e premiando os músicos do Concelho, que vão ser pagos pela sua atuação, numa altura em que passam por grandes dificuldades, pela falta de oportunidades que sejam devidamente e justamente remuneradas”.

Tiago Matias, programador do Quartel das Artes (QA) e criador e responsável pelo MOB desde a primeira edição, faz um balaço extramente positivo: “não sendo o ideal, longe disso, este modelo permitiu-nos, ainda assim, chegar a milhares de pessoas, que assistiram aos espetáculos que foram sendo publicados na página de facebook do QA, retribuindo com um feedback muito positivo, partilhado também pelos músicos participantes, que nos deixou bastante satisfeitos e com o sentimento de termos alcançado todos os objetivos a que nos tínhamos proposto”.

O modelo desta edição do MOB foi, segundo Tiago Matias, “muito bem aceite pelos músicos, diria até com enorme entusiasmo, porque estavam desejosos de sair de casa, voltar ao palco e partilhar a sua arte, mesmo que sem público presente, mas sabendo que seriam vistos por muitas pessoas”.

Os trompetistas Pedro Tavares e Luís Granjo, dois dos músicos convidados, fizeram questão de agradecer publicamente “à Câmara Municipal, por continuar a apoiar a música no concelho”. Também o pianista e compositor Vasco Miranda quis deixar uma “palavra de agradecimento final ao Município de Oliveira do Bairro e a Tiago Matias, por me convidarem e tornarem isto possível, mesmo em tempos tão difíceis”. Por seu lado, a flautista Mariana Portovedo, mostrou-se “muito grata por esta oportunidade e a todos os que a tornaram possível”, e o saxofonista Ricardo Neto deu os parabéns a Tiago Matias e “e a todos os responsáveis por mais uma edição do MOB, mesmo no momento que vivemos”.

Recorde-se que as atuações de todos os 20 músicos convidados foram gravadas no Quartel das Artes, sem público, tendo sido transmitidas entre os dias 8 e 10 de maio na página de facebook daquele equipamento cultural do Município de Oliveira do Bairro. Entre as várias atuações, foram ainda publicados vídeos de espetáculos de anteriores edições do MOB.

Os artistas convidados para a edição de 2020 do MOB foram: Beatriz Miranda (voz) com Vasco Miranda (piano), Luís Granjo (trompete), Pedro Tavares (trompete) com Ricardo Toste (órgão positivo), Ricardo Neto (saxofone), Henrique Portovedo (saxofone), Miguel Estima (improvisação house com eletrónica analógica), Carlos Raposo (voz e guitarra), Fernando Tona (guitarra), Vasco Miranda (piano), André Granjo (palestra sobre a história das bandas filarmónicas do concelho), Bruno Estima (voz e percussão), Mariana Miguel (piano), Sérgio Marques (bateria), Mariana Portovedo (flauta), Mafalda Carvalho (flauta), Tomás Roça (baixo), Tiago Batista (guitarra), Beatriz Direito (voz) com Mariana Miguel (piano) e Sandro Ferreira (trompete).

O MOB – Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro é um projeto da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, produzido pelo músico e programador cultural Tiago Matias, que se realiza desde 2014 no Quartel das Artes, com o objetivo de criar sinergias entre músicos locais, aproveitando um equipamento cultural de excelência, e apresentar esse trabalho a toda a comunidade oliveirense.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM