Águeda, Aveiro, 15 de Julho de 2024

UA celebra Dia Europeu do Património Académico 2022

15 de Novembro 2022

O Dia Europeu do Património Académico, celebra-se a 18 de novembro, e a Universidade de Aveiro (UA) destaca o vastíssimo património musicológico, através de um conjunto de iniciativas de portas abertas a alguns dos muitos acervos, fundos e laboratórios temáticos, onde música, imagem e cor se unem em experiências únicas.

As “cores” são o mote do Ano Europeu do Património Académico 2022. Nesse contexto, ao longo do próximo dia 18 de novembro, a Universidade de Aveiro (UA) abre as portas a alguns dos muitos acervos, fundos e laboratórios temáticos.

Baseado nas muitas cores, memórias e emoções que a música evoca, um conjunto de seis atividades distintas dão especial destaque ao património musicológico da UA, distribuído pela Sala de Fundos Especiais: fundos e coleções de música na UA; Antes do vinil já se gravava em disco: a coleção de discos de goma-laca; e Centro de Estudos de Jazz, na Biblioteca da Universidade. As visitas decorrem das 10h às 12h e das 14h às 16h, com marcação obrigatória.

Aberto ao público estará, também, o SOLAB – Laboratório de Digitalização de Suportes Obsoletos da Universidade de Aveiro, situado no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA).

Entre mil e uma partituras, suportes, melodias e outros elementos que preenchem a música e a levam ao universo, há ainda espaço para… esse mesmo, com uma exposição intitulada “Fragmentos do espaço”, no Átrio do Complexo Pedagógico (das 9h às 21h). Uma visita em acesso livre ou acompanhada, com marcação prévia.

Para fechar o Dia Europeu do Património Académico 2022, ao vivo e a cores, às 21h30, sobe ao palco do Auditório Renato Araújo, Diego El Gavi. O concerto incere-se nos Festivais de Outono e está sujeito a reserva.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM