50 anos depois: como está o ensino superior e o que se espera para o futuro? o ensino superior e o país 50 anos depois.
Assim se chama o evento que pretende refletir, cinquenta anos depois da criação da Universidade de Aveiro (UA), qual o papel atual e os desafios futuros das instituições de ensino superior.
O evento está agendado para hoje, dia 15 de novembro e vão participar no encontro Pedro Nuno Teixeira, Secretário de Estado do Ensino Superior, e representantes de várias IES.
Meio século depois de serem criadas as quatro novas universidades e o agregado de Institutos Politécnicos e Escolas Normais Superiores, através do Decreto-Lei 402/73, que se vieram a reconfigurar e a marcar o percurso da educação superior e da investigação, a Universidade de Aveiro propõe uma reflexão em torno da relevância destas alterações para o desenvolvimento do ensino superior e do país. O que se propõe para este encontro é refletir sobre o papel das instituições de ensino superior face aos desafios atuais e futuros, tendo por referência histórica o DL 402/73 e os efeitos da expansão e diversificação do ensino superior, desde logo em termos geográficos.
A abrir o evento estará o Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira e o Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira. Seguir-se-á um debate com Paulo Jorge Ferreira, Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho, Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora e Paulo Pereira, do Instituto Politécnico do Porto. A moderação estará a cargo de Teresa Carvalho, coordenadora do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior – Pólo UA.
A moderação estará a cargo de Teresa Carvalho, coordenadora do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior – Pólo UA.
Este é um evento que surge como momento de antecipação da comemoração do quinquagésimo aniversário da UA e decorre hoje, no Auditório Mestre Hélder Castanheira, entre as 15h e 17h30.