Águeda, Aveiro, 5 de Março de 2024

UA e municípios da região promovem exposição internacional sobre tolerância

1 de Outubro 2019

Lembrar o que nos une, apesar das diferenças, nunca é demais… A tolerância deverá ser a base desse esforço. Designers de todo o mundo aceitaram o repto do colega e ativista Mirko Ilić, sediado em Nova Iorque, e têm vindo a contribuir para uma exposição itinerante sobre tolerância que já esteve em 24 países. Os municípios de Águeda, Aveiro, Ílhavo e Oliveira de Azeméis e as escolas superiores Aveiro Norte (ESAN) e de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) da Universidade de Aveiro responderam ao desafio aceite pela Design Factory Aveiro, no PCI- Creative Science Park.

“The Tolerance Project abre um debate sobre inclusão que assenta numa base de tolerância. Num mundo cada vez mais dividido por questões de raça, religião, sexualidade e nacionalidade, a iniciativa usa o poder único do design para recordar o que nos une”, explica-se no blogue https://toleranceposters.blogspot.com que acompanha o projeto. Assim, o projeto Tolerance, tem como objetivo consciencializar as comunidades para a falta de tolerância e promover uma atitude positiva nas interações humanas.

A exposição itinerante de cartazes “The Tolerance Travelling Poster Show” é parte integrante do projeto. Mostram-se pósteres de designers e artistas de vários pontos do mundo.

A exposição já esteve presente em 24 países e em cada paragem recebe contribuições de artistas locais, aumentando o seu acervo. A UA, a ESTGA e a ESAN, a Design Factory Aveiro, em parceria com os municípios de Águeda, Aveiro, Ílhavo e Oliveira de Azeméis vão receber esta exposição.

No âmbito desta iniciativa, decorre um ciclo de debates em Aveiro (Espaço Viver a UA), Ílhavo (Design Factory Aveiro e Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré), Biblioteca Municipal Manuel Alegre (Águeda) e Garagem Justino, em Oliveira de Azeméis. A moderação de todos os debates é garantida por membros da UA.

A inauguração da exposição, a 9 de outubro, às 17h00, no Espaço Viver a UA, no centro do campus de Santiago, inclui o debate de abertura sobre “Tolerância e Multiculturalidade”, seguida de visita à exposição. A exposição patente no Espaço Viver a UA (Universidade de Aveiro), no edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro (em Aveiro), na Biblioteca Municipal Manuel Alegre e ESTGA – Águeda, na Design Factory Aveiro (PCI-Creative Science Park) – Ílhavo, e na Garagem Justino (Oliveira de Azeméis), prolonga-se até 29 de outubro.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM