A Universidade de Aveiro (UA) está entre as 100 melhores universidades do mundo no que toca à realização e qualidade de investigação na área disciplinar de Engenharia Biomédica (Biomedical Engeneering), tendo entrado diretamente para o intervalo entre a posição 76 e 100. Quem o atesta é o ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects (Shanghai GRAS) na sua edição de 2024, que envolveu 1900 universidades de 96 países.
Para além do resultado na área disciplinar de Engenharia Biomédica, a UA está entre os lugares 101-150 nas áreas disciplinares de Engenharia Mecânica, Engenharia de Telecomunicações, Ciências do Ambiente, Ciência e Tecnologia Alimentar, e Gestão de Hotelaria e Turismo.
Relevante é igualmente a posição de liderança da UA a nível nacional. A academia de Aveiro está em 1ª posição isolada nas áreas disciplinares de Engenharia Biomédica (entrada direta), Ciências do Ambiente, e Engenharia de Telecomunicações (única IES portuguesa classificada). Nas áreas disciplinares de Química e Engenharia Química, a UA partilha a 1ª posição.
Promovido pela consultora chinesa independente no setor do ensino superior, ShanghaiRanking Consultancy, e publicado a 11 de novembro, o Shanghai GRAS avalia o desempenho das universidades mundiais, no contexto de investigação, em 55 áreas disciplinares de cinco áreas científicas: Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais. A UA está classificada em 20 áreas disciplinares, mais cinco face ao ranking de 2023: Ciências Biológicas, Engenharia Biomédica, Matemática, Física e Ciências Veterinárias.
Os resultados desta edição resultam da avaliação do desempenho das IES, com base em indicadores de produtividade científica e qualidade da investigação (fonte: Web of Science e InCites), para o período entre 2019 e 2023. Os indicadores distribuem-se pelas seguintes cinco áreas: World-Class Faculty; World-Class Output; High Quality Research; Research Impact; International Collaboration.
Esta edição do ranking volta a ser dominada pelas universidades norte-americanas, que lideram 29 das 55 áreas avaliadas, seguidas das chinesas, líderes em 18 áreas disciplinares. A Universidade de Harvard (EUA) surge em primeiro lugar em 14 das áreas disciplinares analisadas.