Águeda, Aveiro, 20 de Julho de 2024

Universidade de Aveiro organiza Seminário sobre Qualidade em Laboratórios

22 de Maio 2020

A premência de apoio e formação técnica na área da qualidade laboratorial, sobretudo nas empresas e em grande parte impulsionada pela exigência crescente dos clientes, levou a Universidade de Aveiro (UA) a organizar um Seminário sobre Qualidade em Laboratórios. O evento, apoiado pela empresa N9VE, decorre a 27 de maio, das 15h00 às 17h00, online.

A UA possui na sua orgânica o Laboratório Central de Análises (LCA), estrutura acreditada, assim como outras duas, também acreditadas, na sua esfera, o Laboratório Industrial de Qualidade (LIQ) e o Instituto de Ambiente e Desenvolvimento (IDAD), sendo os três dedicados a áreas diferentes.

Por outro lado, a unidade curricular Metrologia e Acreditação em Química, especificamente sobre questões de qualidade laboratorial e acreditação, uma peculiaridade no panorama da formação universitária em Portugal, faz parte do Mestrado em Química da UA e é disponibilizada no curso de Engenharia Química.

A ideia do Seminário  “começou com o dever de partilhar com a comunidade e a sociedade os excelentes trabalhos realizados pelos alunos daquela unidade curricular e o saber e experiência da UA nestas áreas”, explica Eduarda Pereira, professora do Departamento de Química, coordenadora do Laboratório Central de Análises e membro da organização deste evento.A 27 de maio decorrerá a parte I do Seminário.

O planeamento da qualidade, considera Eduarda Pereira, “é essencial para o sucesso dos laboratórios, pois exige definir objetivos, parâmetros necessários para a adequada implementação de procedimentos e processos, obtenção de resultados corretos e produtos de acordo com as especificações, assim como melhorar a organização da empresa, integrar a tomada de decisões e a
melhoria contínua dos processos. Os Sistemas de Gestão e Qualidade são regidos por normas que contêm um modelo de gestão de qualidade que é seguido por milhares de laboratórios em todo o mundo, independentemente da dimensão da organização e da área de atividade, pretendendo-se com isso sendo ajudar os laboratórios a cumprir os objetivos traçados, garantir confiança
e conhecimentos das técnicas, equipamentos e recursos utilizados, e garantir assim a satisfação do cliente”.

Neste Seminário abordam-se conceitos, indicadores, custos, benefícios, auditorias e riscos associados à qualidade em laboratórios, e alguns requisitos de um laboratório acreditado.

PROGRAMA

15h00 – 17h00 (online, via Zoom)

Sessão de abertura – Luís Filipe Castro, Vice-reitor da UA, Armando Silvestre, diretor do Departamento de Química, Eduarda Pereira, professora, diretora do Laboratório Central de Análises e membro da organização do evento.

1. O conceito de Qualidade: Evolução ao longo dos séculos – Telmo Francisco
2. Política da Qualidade: O que muda entre empresas – Rafael Silva
3. Requisitos para implementar um Sistema de Garantia da Qualidade – Ana Beatriz Fonseca
4. Critérios e indicadores da Qualidade – Gustavo Ferreira
5. Custos e benefícios da Qualidade – Ana Beatriz Fonseca
6. Identificação de riscos, causas e consequências num sistema de gestão da qualidade – Nicole Ferreira
7. Auditorias internas a sistemas da qualidade – Gustavo Ferreira
8. Acreditação e Certificação – Semelhanças e diferenças – Nicole Ferreira
9. Incerteza dos resultados – Vasco Pinho e Beatriz Bastião

A participação no Seminário é gratuita (via zoom), mas a inscrição é obrigatória, com prazo até 25 de maio: qualaboratorios@ua.pt


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM