Docência+, iniciativa conjunta das universidades de Aveiro (UA) e Minho (UMinho) para docentes e investigadores, acontecerá em formato online a partir de 6 de julho, propondo a exploração de novas abordagens no contexto ensino-aprendizagem. Entre os vários eventos que constam do programa, de 6 a 17 de julho, está incluída a sessão de abertura, a 6 de julho, pelas 16h30, e um webinar aberto ao público em geral com o especialista inglês em Educação no Ensino Superior, Roni Roberts. O académico falará a 8 de julho, pelas 15h30.
Depois do sucesso da sua 1ª edição em 2019, a UA e a UMinho e a reforçam a sua colaboração, organizando a iniciativa de formação Docência+. Mantém-se o propósito de contribuir para a criação de comunidades universitárias mais inovadoras na sua missão no ensino. Este ano, reforça-se a capacitação para os processos de ensino e aprendizagem digitais e dá-se especial destaque ao papel dos estudantes enquanto agentes de melhoria contínua das instituições, de tal modo que este foi o tema escolhido para o webinar de 8 de julho.
Considerando o contexto atual, as atividades realizar-se-ão em alguns momentos dos dias 6 a 17 de julho, num formato exclusivamente online. Assim, será possível, envolver um número superior de inscritos, permitir flexibilidade nos trabalhos e aumentar as possibilidades de personalização do percurso de cada um dos participantes. As atividades síncronas decorrerão às 2.ª, 4.ª e 6.ª feiras, a partir de meio da tarde.
O programa combinará momentos de trabalho síncrono e assíncrono, num total de cerca de 20 horas. O Docência+ proporá aos participantes, num espírito de partilha, que desenvolvam um plano inovador para uma unidade curricular em que estejam envolvidos. Realizar-se-ão sessões formativas gerais e trabalho personalizado acompanhado por uma dupla de mentores da UA e da UMinho. Esta atividade é particularmente relevante no contexto da preparação do 1.º semestre do próximo ano letivo, em que muitas unidades curriculares funcionarão em regime de b learning (do inglês blended learning: conjugando sessões presenciais e a distância).
O Docência+ é uma iniciativa conjunta da UA, através do Núcleo de Ensino e Aprendizagem do Gabinete do Reitor e da UMinho, através do Centro IDEA-UMinho. A inscrição está reservada a docentes e investigadores que terão atividade letiva no ano letivo 2020/2021.
A sessão de abertura está agendada para 6 de julho, pelas 16h30, via https://youtu.be/EOVNGtGghc4, a partir da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Águeda (ESTGA), escola politécnica da UA, envolvendo os reitores das duas universidades, Paulo Jorge Ferreira (UA) e Rui Vieira de Castro (UMinho) e os presidentes de ambas as associações académicas. Participarão à distância os pró- reitores Manuel João Costa e Sandra Soares, respetivamente, responsáveis pelos Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica (UMinho) e pela Inovação Curricular e a Internacionalização da Formação nos 1º e 2º ciclos (UA).
Especialista em Educação, num contexto global e, especificamente, no Ensino Superior, Roni Roberts, professor na Universidade de Exeter, dinamizará o webinar de 8 de julho, pelas 15h30, com título “Students as Change Agents”. O link de acesso a esta sessão será oportunamente divulgado.
Roni Roberts tem vindo a desenvolver atividade em universidades da Europa, Austrália e Reino Unido e, atualmente, dedica-se à promoção de parcerias e projetos com organizações da China, EUA, Canadá, Nova Zelândia, Malásia, Singapura e Ilhas do Pacífico. Na Universidade de Exeter é responsável por Teaching Quality Assurance and Enhancement (TQAE). O TQAE é composto pelas equipas de Qualidade e Padrões, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Académico, Competências Académicas, Aprendizagem de Aperfeiçoamento Tecnológico e Desenvolvimento do Programa, às quais se acresce a Incubadora Educacional.