Águeda, Aveiro, 20 de Julho de 2024

Vacina Astrazeneca alargada a maiores de 18 anos sem reservas

10 de Março 2021

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou esta quarta-feira a atualização da Norma relativa à vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca, permitindo que esta vacina seja administrada sem reservas a partir dos 18 anos, “dada a sua segurança, qualidade e eficácia comprovadas, tal como foi aprovado pela Agência Europeia do Medicamento”.

E comunicado, a DGS explica que a “decisão tem suporte na divulgação de dados conhecidos nos últimos dias, que indicam que a vacina da AstraZeneca é eficaz em pessoas com mais de 65 anos”. Novos estudos revelaram a vacina em causa é “eficaz em indivíduos com 70 ou mais anos, quer na prevenção da Covid-19, quer na redução das hospitalizações por esta doença”.
De referir que até aqui, a orientação relativa à vacina da AstraZeneca era para ser administrada a pessoas até 65 anos.

A DGS avançou ainda com uma outra novidade que se prende com a atualização dos grupos prioritários, assim passam a estar incluídas na fase 1 de vacinação “as pessoas com trissomia 21”, devido ao “risco acrescido de evolução para Covid-19 grave”, refere a DGS.

Na mesma nota, a autoridade de saúde adianta que também “o pessoal docente e não docente dos estabelecimentos de ensino e educação e das respostas sociais de apoio à infância dos setores público, privado e social e cooperativo” vão ser vacinados nesta fase, de “acordo com um plano logístico que será implementado”.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM