O XXXVI Festival do Moliceiro está de volta ao Cais das Folsas Novas, este domingo, dia 30 de julho, a partir das 15h.
Uma oportunidade para apreciar a beleza dos barcos moliceiros, mergulhar na história e tradição da região e desfrutar de momentos de folclore e cultura. Este ano, com a novidade de ser possível passear, de Barco Moliceiro, no Rio Boco.
O festival iniciará junto à Ponte da Fareja, a ponte mais antiga que atravessa este canal, onde os visitantes terão a oportunidade de assistir ao desfile dos tradicionais moliceiros que navegarão pelas águas, exibindo a sua beleza e história.
Mais tarde, os barcos moliceiros chegarão ao cais das Folsas Novas, onde ocorrerão diversas atividades a começar com a recriação do leilão de moliço e junco, uma tradição que remota aos tempos em que os moliceiros eram utilizados para a colheita de algas.
Além disso, a celebração cultural contará com a participação do Grupo de Folclore de Santo António de Vagos e dos grupos folclóricos convidados que apresentarão um espetáculo de folclore autêntico.
A novidade, deste ano, prende-se com a possibilidade de os participantes poderem fazer passeios de moliceiro no Rio Boco com um valor associado por pessoa.
Este evento, organizado pelo Grupo Folclórico de Santo António, conta com o apoio da Câmara Municipal de Vagos e realiza-se nas Folsas Novas, um local pitoresco e emblemático da região que oferece um pequeno passadiço de madeira que leva a um miradouro com vista para o Canal do Rio Boco. Este cais é simbolicamente importante para a celebração do Festival, uma vez que, desde 1984, é realizada neste local a representação autêntica do desembarque do moliço da Ria, como parte integrante do Festival do Moliceiro.
Programa:
15h – Início do desfile de barcos moliceiros junto à Ponte da Fareja
16h – Chegada dos barcos moliceiros aos cais das Folsas
Recriação do leilão de moliço e junco;
Apresentação de folclore:
o Grupo Folclórico de Santo António de Vagos;
o Rancho Folclórico Cultural do Covão do Coelho- Minde, Alcalena;
o Rancho Folclórico de Santa Eufémia de Pé de Moura- Gondomar;
o Rancho Folclórico Os Azuraras de Quintela- Mangualde;
o Rancho Folclórico e cultural Nossa Senhora de Monte Pedroso- Vila Nova de Gaia.