Águeda, Aveiro, 20 de Maio de 2024

Vagos investe 800 mil na construção de Centro Náutico e Piscatório da Vagueira

15 de Novembro 2019

A Câmara de Vagos abriu hoje um concurso público para a construção do Centro Náutico e Piscatório da Praia da Vagueira, com um preço base de 800 mil euros e prazo de execução de um ano.

A candidatura do projeto foi apresentada ao Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro, no âmbito do Programa Operacional MAR2020, e aprovada com um valor de financiamento de cerca de 683 mil euros, o que corresponde a uma taxa de comparticipação comunitária de 85%, não reembolsável.

“Trata-se de uma ambição antiga, que vai mudar a face da zona da praia situada junto à ponte sobre a ria de Aveiro”, disse à agência Lusa o presidente deste município do distrito de Aveiro, Silvério Regalado.

O projeto consiste na requalificação da zona adjacente ao canal de Mira na Praia da Vagueira, com vista à criação de um Centro Náutico e Piscatório e uma zona de areal.

O futuro Centro Náutico e Piscatório será erguido junto à principal entrada na Praia da Vagueira, numa zona de confluência dos acessos da Costa Nova e de Vagos.

“A estrutura vai incorporar funções sociais, desportivas e económicas para a população residente e visitante”, garante a autarquia.

O projeto prevê o aumento do cais existente com a criação de um equipamento em madeira com 13 apoios a pescadores e um apoio à zona de areal, com uma rampa e guindaste de movimentação para acesso dos barcos à água e zona de acondicionamento de embarcações em terra.

Está ainda previsto um segundo equipamento no outro lado da estrada, com dois volumes distintos, mas adjacentes: o primeiro em madeira, com um bar, sala e esplanada e uma Escola de Vela com gabinetes e balneários.

O segundo volume, em estrutura metálica, é uma “zona ‘open-space’” de garagem para barcos, pertencente à Escola de Vela.

O Centro Náutico e Piscatório da Praia da Vagueira é uma das prioridades inscritas nas Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2020, no valor de 24,3 milhões de euros, verba superior em 2,2 milhões de euros em relação a 2019.

Lusa


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM