A União de Freguesias de Vila Seca e Bendafé, no concelho de Condeixa, promove amanhã, a partir das 15h00, a segunda edição da Prova de Vinho Novo, na Associação do Beiçudo, contando com a participação de uma dúzia de produtores vinícolas daquele território.
“A primeira edição realizada no ano passado correu bem, apareceu muita gente e as pessoas ficaram satisfeitas, pelo que avançámos de novo para o evento”, justifica o autarca José Luís Cardoso, sublinhando que naquela união de freguesias “há três ou quatro adegas que já produzem alguma quantidade de vinho”.
O objectivo da iniciativa, além de proporcionar um domingo de convívio, é “trazer pessoas de fora para virem provar o nosso vinho, e ver se alguns produtores conseguem fazer negócio”.
A prova de vinhos contará, à semelhança do ano transacto, com a presença de um escanção convidado, e no final haverá “comes” para juntar aos “bebes”.
Em 2017, o evento realizou-se na associação de Vila Seca, enquanto este ano muda de local, para o Beiçudo, numa política de descentralização assumida pela União de Freguesias.
José Luís Cardoso admite que a primeira edição “correu bem demais, para o que eu estava à espera”, pelo que se este ano decorrer de forma semelhante “está óptimo”.
O autarca, que deixa um convite para uma visita ao certame, assume que o evento é para ter continuidade nos próximos anos.
O cultivo da vinha na zona serrana do concelho de Condeixa continua, ainda hoje, a assumir um papel importante como complemento económico das famílias, produzindo-se, graças às características do solo, uma “boa pinga”, apreciada por toda a região.