Foi inaugurado em Sacorelhe, na freguesia de Ventosa, no passado sábado, dia 7 de janeiro, um novo espaço museológico que promove o linho e o burel, duas marcas identitárias do concelho e da serra do Caramulo.
“Esta é mais uma oferta turística temática do nosso território e que vem complementar o trabalho que temos vindo a fazer nos últimos anos, nomeadamente com a criação dos núcleos museológicos das torres medievais de Alcofra e Vilharigues”, disse na ocasião Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela.
Segundo Rui Ladeira, com este projeto, a autarquia pretende perpetuar a memória de uma atividade outrora muito importante para a serra do Caramulo e “em particular para as gentes do concelho de Vouzela”, num espaço que “pode ser mais uma porta de entrada no concelho e na região”.
O TEAR- Centro de Interpretação do Linho e do Burel da Serra do Caramulo contou com um investimento aprovado de 49.200 euros, tendo sido financiado em 39.360 euros (comparticipação de 80%) pelo PDR 2020, no âmbito da Operação 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias – Grupo de Ação Local ADDLAP.