Águeda, Aveiro, 17 de Junho de 2024

Vouzela lança o Observatório para a Sustentabilidade

15 de Fevereiro 2022

Arrancou ontem (14)  o Observatório para a Sustentabilidade de Vouzela, um instrumento que visa assegurar a recolha, tratamento de informação e monitorização de um largo conjunto de boas práticas de sustentabilidade no concelho, num projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Vouzela em parceria com o ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia e a empresa de tecnologia de Aveiro, PLM Retail.

“Para além de darmos cumprimento a um requisito da certificação Biosphere Destination, o observatório irá também ajudar-nos a promover o desenvolvimento e a proteção dos nossos recursos, dando informação sobre volumes de visitantes, a sua origem, perfil, motivação e o comportamento dos turistas, impacto económico, opiniões de responsáveis turísticos, movimentos, tendências e enquadramento regional e nacional do destino Vouzela”, explicou na sessão Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal.

Segundo o autarca, o projeto contribuirá ainda para medir o grau de predisposição para a adoção de comportamentos sustentáveis por parte de todos os envolvidos.

Os dados serão recolhidos através de questionários disponibilizados numa aplicação para telemóvel ou `tablet` e depois tratados pelo ISLA.

Na fase de arranque estão envolvidos 20 operadores e locais turísticos, de iniciativa privada e pública, prevendo alargar-se a curto prazo aos restantes operadores turísticos.

Rui Ladeira apelou aos operadores que peçam aos turistas que os procuram que preencham os questionários, porque se trata de “um passo determinante” do projeto.

“Num projeto desta natureza, é fundamental o `feedback` de todos em relação aos diversos aspetos cujos indicadores se pretendem recolher e monitorizar”, afirmou.

O autarca considerou que só com esse “trabalho de proximidade e de insistência” é que será possível ter os dados e, posteriormente, tirar conclusões.

Depois dos turistas, será auscultada a opinião dos operadores turísticos e dos habitantes “em relação ao impacto da atividade turística e das preocupações com a sustentabilidade nos seus espaços e no território”, acrescentou Rui Ladeira.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM