Águeda, Aveiro, 26 de Fevereiro de 2024

Miranda do Corvo: Baldios de Vila Nova são ponto de recolha da Rede Electrão

6 de Fevereiro 2019

Os Baldios de Vila Nova pediram a adesão para ponto de recolha de lâmpadas, pilhas e acumuladores, pequenos equipamentos eléctricos e toners, da Rede Electrão, que até à data será o único ponto de recolha desta rede e deste tipo de resíduos no concelho de Miranda do Corvo. Esta é uma iniciativa que pretende dar mais ênfase à responsabilidade ambiental dos Baldios de Vila Nova, anunciou hoje aquela associação.

A Rede Electrão é gerida pela Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos e disponibiliza vários pontos de recolha no país através de parcerias com outras entidades e empresas.

No caso dos Baldios de Vila Nova irá ser possível recolher lâmpadas fluorescentes, tubulares, ultravioletas e compactas, de descarga de vapor de sódio, vapor metálico, vapor de mercúrio, LED e Xénon; pilhas e outros acumuladores, como baterias de telemóveis e pequenas UPS; pequenos equipamentos eléctricos e toners.

Ao tratar correctamente este tipo de resíduos consegue-se minimizar o impacto no ambiente, uma vez que serão retiradas as substâncias perigosas que estes resíduos contêm e há ainda a possibilidade de recuperar materiais. É bastante importante mudar comportamentos na sociedade e deixar de colocar estes equipamentos no lixo comum, que não recebendo tratamento irão libertar substâncias tóxicas para o ambiente e para a saúde.
“Com um pequeno esforço consegue-se uma grande acção para o ambiente e consequentemente para todos”, salienta uma nota dos Baldios de Vila Nova.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM